quinta-feira, 22 de abril de 2010

multimistura, conhece?


Já ouviu falar em "multimistura"? Essas farinhas totalmente do bem que têm salvado crianças e adultos (sobretudo gestantes) da desnutrição e de outros distúrbios? Já pudemos falar outras vezes dos hábitos alimentares, da dificuldade em transformá-los (e muitas vezes da urgência disso). Mas hoje o papo vai um pouco adiante: um amigo querido que acaba de chegar do Timor Leste, onde esteve trabalhando nos últimos três anos, me conta que, com a multimistura brasileira que chegava lá na região onde viveu, crianças e jovens que tinham distúrbios de aprendizagem simplesmente não têm mais nenhum, e eles "só" cuidaram da alimentação!

Em breves linhas, digamos que, como são caríssimos os farelos e outros complementos vitamínicos vendidos pelas corporações, o jeito foi apostar na multimistura de cultura orgânica, reproduzível em qualquer comunidade. Aposta certa! Distúrbios alimentares e escolares, na mesma mão, resolveram-se. Rapidamente, a baixo custo.

E as sincronias ou sintonias são assim, suaves... logo depois de um cafezinho com broa de prosa com esse amigão, recebo um email me sugerindo os vídeos que estão aí. Imperdíveis. Sobretudo o 3 e o 4. São toques ótimos, simples, às vezes até nos dizem o óbvio - mas é aquele óbvio que precisávamos mesmo ouvir, sabe? Pegue lá umas castanhas, um chá ou um suco e bote pra rodar...









Além da curtição enorme que é cozinhar, sentar à mesa, saciar a fome, comer é mesmo coisa séria, não é não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário