Ainda sobre modos de dizer... cogitei intitular o post “goiaba ao sagu”, o que não daria exatamente na mesma, embora fosse a mesma receita. O doce que fiz ontem, que é daqueles que faziam as Marias do quintal, é barato, simples, pra ser feito em quantidade e comer a semana toda, uma coisa singela da vida de todo dia; é, pois, “sagu de goiaba”. Ei-lo:
ingredientes
- 6 goiabas vermelhas médias (com casca, que dá um sabor especial ao doce!)
- ½ xícara de açúcar mascavo
- ½ xícara de sagu
- ¼ xícara de cachaça (opcional, mas é sensacional)
- ½ litro de água quente
- ¼ xícara de mel (quanto mais puro melhor, quem não sabe?)
- noz-moscada
- 3 cravos-da-índia
como fazer
Antes de mais nada, mergulhe o sagu na cachaça por pelo menos meia hora. O ideal é deixar 1h. Se não quiser usar cachaça, pode ser suco de maçã, outra bebida alcoólica ou mesmo água – neste caso, se puser um tiquinho de água de rosas ou de flor de laranjeira, fica ótimo!
Enquanto isso, numa panela de fundo grosso (eu agora uso essa caçarolinha de barro, ótima pra doces e risotos), em fogo baixíssimo, deixe o açúcar derreter com as goiabas cortadas em pedaços. Mexa de vez em quando, gentilmente. Acrescente noz-moscada (ralada na hora), mais os três cravos, mexa.
Quando as goiabas começarem a se desfazer, desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e bata num liquidificador ou num processador, volte o conteúdo pra mesma panela, fogo baixíssimo sempre, e acrescente um pouco da água mais o sagu curtido.
Mexa sempre, pra não agarrar no fundo. E vá acrescentando água aos poucos, até que o sagu esteja transparente.
Acrescente o mel no finzinho do processo. Experimente, ponha mais se quiser mais docinho... sempre aos poucos e mexendo. Com colher de pau é melhor.
Em 30 ou 40 minutos, o sagu cede. Aí é deixar esfriar e atacar! Pelo menos é o que a criançada faz.
Se quiser servir arranjadinho no prato, com uma bola de sorvete de creme e uma folhinha de hortelã, ficará lindo, além de gostoso.
Se deixar na geladeira, dura a semana toda; duas semanas até, numa boa.
Em todo caso, é bom avisar as crianças que o doce tem bolinhas macias e pedacinhos de semente, só pra evitar sustos. É superlúdico comer sagu, não é?
Ah, dá pra fazer com carambolas também. Mesmo esquema. Delícia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário