Ah, os amigos... Que outra coisa nesta vida é tão confortante?
Esses irmãos que escolhemos conforme as afinidades, os valores que vamos identificando como primeiros, os princípios que vamos elegendo como os que guiam nossa vida e, ainda por cima, acompanhados daquele calorzinho bom de estar partilhando o que mais importa, porque os caminhos se cruzaram, porque os encontros aconteceram...
Não imagino a vida sem isso. Será que há vida sem isso? Bem, na rede de afetos e carinhos que me mantém de pé, moram pessoas e bichos muito muito bacanas, às vezes até levo susto quando me dou conta de que gente tão admirável gosta de mim. Que boa sorte, meu deus!
Pois uma dessas pessoas, que, entre outras coisas boas que faz, toca o trabalho do GAAR, em Campinas - coisa bonita, importante e utilíssima, vejam lá -, me mandou uma receitinha daquelas! Delícias fáceis de fazer, pra todo dia, no vai-da-valsa. Ei-la:
... é só cortar em cubos grandes abobrinha (umas 4 pequenas [sem agrotóxico são bem miúdas] - pode ser a italiana ou aquela outra que tem uma "cabecinha"), 1 cebola média em tiras grossas e um ou dois limões sicilianos em rodelas.
coloca numa forma, jogar bastante azeite (o suficiente para fazer uma pocinha bem rasa no fundo), uma choradinha de vinagre balsâmico, alecrim (um punhado) e alguma outra ervinha que vc avaliar que combina (coloquei salsinha desidratada), sal e forno médio por uns 40 minutos - uns 20 cobertos com papel alúmino e mais uns 20 para secar a água e dar uma "fritada-assada". o tempo de forno é meio no olhômetro, especialmente depois que tirar o papel alumínio.
menina, o limão siciliano fica incrível!
e se estiver no pique, fica tb muito bom beterraba assada.
pra isso, faz muita diferença descolar umas beterrabinhas pequenas (tb comprei sem agrotóxico - era do tamanho de um ovo pequeno). lava bem, com escovinha, pois o ideal é não descascar. e se tiver com aquele talo cabeludinho, pode deixar, fica tostadinho e delicioso.
coloca tb numa forma, rega com bastante azeite e vingare balsâmico (aqui, pode colocar bem mais vinagre do que na abobrinha), e coloca no forno. ah, e cebola em fatias grossas tb - de preferência, cebola roxa, que é mais doce.
primeiro, com papel alumínio- uns 30 minutos - e depois, tira o papel para deixar a água secar e dar aquela tostadinha.
muito bom tb!
ah, mais um detalhe: faz o suficiente para comer em dois dias no máximo. parece que a beterraba cozinha vai soltando um sei lá o que que não é muito bom. melhor comer logo.
Não deu água na boca?
Certamente dá pra fazer com outros legumes e outros temperos - alecrim é uma coisa supergostosa no forno, e também endro, gengibre em pó... Temperos (frescos ou desidratados) e forno é uma mistura que dá supercerto. Antiga como o quê.
O negócio é dar-se à experimentação. Muitos legumes pouco comidos (por "inércia cultural", muitas vezes...) podem passar a ser do dia a dia: hoje vou fazer isso aí com cará. Depois conto no que deu. Vou oferecer espinafres também - é que esta semana ganhei um maço lindo toda vida!