Hoje o dia amanheceu pra faxina. Não era o plano, mas depois de tanta chuva, raiou um solão bom de pôr travesseiros, almofadas, tapetes... lá fora. Emendei o pé, tirei colchões, passei aspirador em lugares insuspeitados, removi teias de aranha em cantinhos que não ficam à vista, limpei gavetas... Os europeus chamam isso de “faxina da primavera”, aqui, foi hoje que deu pra encarar.
Agora é que vou cozinhar. Vou fazer uma receita que me deram de presente (indicada como uma receita do livro Cozinha Vegetariana, de Louise Pickford). Aí vai ela, ainda sem meu teste:
ingredientes
200 gramas de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 pitada de fermento em pó
½ xícara de manteiga (vou usar ghee)
1 gema de ovo
2 colheres de sopa de água gelada
1 colher de sopa de azeite de oliva (não o extra-virgem, porque vamos esquentá-lo)
2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
2 colheres de chá de tomilho fresco picado (não tenho, vou pôr alecrim)
½ colher de chá de sementes de erva-doce (não tenho, vou pôr de girassol)
4 figos frescos maduros
115 gramas de queijo de cabra macio
25 gramas de queijo parmesão ralado (eu prefiro queijo tipo padrão, que é mais leve um pouco)
150 ml de sour cream (não tenho, vou pôr um bom requeijão)
1 ovo, levemente batido (na mão mesmo, com delicadeza)
como fazer
Preaqueça o forno a 200 graus. Peneire a farinha, o sal e o fermento em pó em uma tigela e adicione a manteiga, esfregando bem até formar farelos finos. Faça um buraco no centro e acrescente a gema e a água gelada, amassando até ficar homogênea.
Trabalhe a massa em superfície enfarinhada, envolva em plástico e refrigere por 30 minutos. Abra a massa e forre uma forma de torta de 23 cm de diâmetro e refrigere por mais 20 minutos. Forre a massa com papel-alumínio e, por cima, coloque alguns feijões crus. Asse por 10 minutos, remova o papel e os feijões e asse por mais 12 minutos.
Aqueça o azeite numa panela e frite a cebola, o tomilho e as sementes de erva-doce por 10 minutos. Se usar sementes de girassol, como eu, não as frite (ficam mais saudáveis só assadas).
Pique 2 figos e acrescente na panela. Retire do fogo. Bata o queijo de cabra, o parmesão (ou queijo padrão), o sour cream (ou requeijão) e o ovo até formar um creme (bom mesmo é fazer isso na batedeira). Por fim, espalhe a mistura de cebola no fundo da massa e acrescente em colheiradas sucessivas a mistura de queijos. Fatie os figos restantes e coloque na borda da torta.
Asse por 25 minutos e deixe esfriar.
Não parece um pitéu e tanto?!
O almoço vai sair tarde à beça, mas decidimos assim: vai ser uma segunda-feira com cara de domingo. Nada mau, porque depois haverá tempo pra uma preguicinha gostosa...
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
quiche de queijo de cabra com figos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tornei-me sua leitora assídua.
ResponderExcluir"luciana na cozinha" é uma delícia!
Beijosssssssssss