terça-feira, 15 de dezembro de 2009

De onde vem o que você come?


Hoje fomos de repeteco do menu de ontem.

Só a salada é outra, a de ontem já era! Hoje foram tomates sem semente picados em cubos grandes e recheados de coalhada seca. Dia destes conto como faço a coalhada e também a manteiga clarificada – que são coisas bem gostosas de passar no pão e usar noutros preparos.

Pra já, queria explicar por que veio tanto espinafre na semana passada. É que compro alimentos (verduras, legumes, frutas e pães) orgânicos certificados, produzidos e distribuídos por uma rede chamada Sementes de Paz. No meu caso, participo como associada de um núcleo que faz parte da logística de distribuição da rede, a Morada da Floresta.

Com isso, como o que vem nas cestas, conforme a época do ano, as condições de plantio e a organização de pessoas que são as mais importantes nisso tudo: as famílias e as cooperativas que se organizam pra produzir coisas saudáveis, que não vão ficar viajando mil anos e passando por mil mãos diferentes etc. até chegarem aqui.

Esses gestos dos que semeiam e colhem pra depois mandar pra gente preparar e comer, eu considero que são os primeiros de todos os gestos que farão parte daquilo que vai habitar meu corpo e também os corpos de que vem a minha cozinha.

Não é uma boa sorte danada comer assim?!
Amém!

Um comentário:

  1. LU,

    É muito mais do que sorte poder comer assim. É honra. Pra poucos.
    Estou adorando ler você.
    Beijo,
    da Bia

    ResponderExcluir