terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sai um almoço rapidinho!


Hoje o dia está esquisito, e o horário apertado.
É que não para de chover desde a meia noite! Julho foi assim, também agosto e setembro, em outubro houve algum sol, mas havia também chuva, muita chuva, e novembro idem. Algumas coisas da horta não aguentaram... Só a cânfora e a lavanda gostaram pra valer.

Esta noite foi assim: acordei várias vezes, numa delas encontrei os gatos no meio do corredor, eles também injuriados com tanta choveção cinza. Ficamos um tempo em roda, miando uns pros outros solidários. Até que, num acordo tácito, cada um foi prum cantinho encavernar e dormir.

Eu ainda fui lá fora, não sei na esperança de quê.

Acabou que acordei tarde, tudo ficou meio atrasado, e o almoço teve que sair num passe de mágica. Lá vai o menu que deu: arroz com rodelinhas de cenoura; abobrinha no forno; salada de espinafre, alface e beterraba com molho de mostarda.

Arroz
Parboilizado, integral, 7 grãos... qualquer um deles cozido com rodelinhas de cenoura.

Abobrinha em camadas
- rale nos buraquinhos mais grossos uma abobrinha inteira (duas se forem da italiana mais miúda), reserve
- amasse (bem amassados!) uns 100 gramas de ricota com 2 dentes de alho, cebolinha bem picada, uma pimentinha de cheiro e azeite (generosamente)
- pique cebola em quadraditos pequenos e/ou alho poró
- rale uns 150 gramas de queijo tipo padrão (ele derrete, mas não é pesadão como queijos mais amarelos; pode ser destes, se a ideia for comer algo de sabor mais forte).

Distribua uma parte da abobrinha ralada no fundo de um pirex que pode ir ao forno. Em cima dessa camada, ponha um pouco da cebola ou alho poró; daí uma camadona com toda a ricota; por cima dela, o restante da abobrinha ralada; por cima dela, mais um pouco da cebola ou alho poró; daí o queijo ralado por toda a superfície. Regue com um fiozinho sutil de azeite.

20 minutos de forno médio devem bastar. A abobrinha solta bastante água (sobretudo se estiver com as sementes) e cozinha logo. Retire quando o queijo de cima começar a ficar uma “casquinha”. Fica com cara de torta. Parte-se em pedaços quadrados na hora de servir.

Salada de espinafre
- pique com as mãos um monte de folhas de espinafre (sem os cabinhos, que vc pode guardar pra fazer outra coisa depois)
- rale uma ou duas beterrabas (com casca, se for orgânica)
- pique, com a mão mesmo, folhas de alface (qualquer tipo ou vários ao mesmo tempo – o que é uma delícia!)
- use mostarda do tipo dijon: ponha duas colheres de sopa num pote, acrescente um tico de vinagre balsâmico ou suco de um limão, rale só um pouco da casquinha do limão, e mande ver no azeite. Mexa bem, mexa bem.

A louça ficou pra depois, tenho de ir correndo pro trabalho, que hoje é fora.
Acho até que está estiando... Talvez dê pra ir a pé. Que bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário